20/04/2010

Belo Monte: mais protestos em Brasília

Mais de 700 pessoas marcharam hoje, 20 de abril, num novo protesto contra a construção da Usina de Belo Monte. Representantes de várias entidades, como MST, MAB, Cimi e Movimento Xingu Vivo para Sempre, caminharam até a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para impedir que o leilão da hidrelétrica aconteça. Ontem, a justiça federal de Altamira soltou liminar impedindo a realização do leilão que estava marcado para hoje, além de suspender a licença do Ibama. Porém, o TRF1 cassou novamente a liminar do juiz Antônio CArlos de Almeida Campelo, e o leilão pode acontecer a qualquer momento na sede da Aneel.

 

O Greenpeace também fez parte da mobilização e descarregou um caminhão de esterco de vaca em frente aos portões da agência, nesta manhã. Ativistas ficaram acorrentados aos portões da sede e outros seguravam cartazes em cima do esterco, com dizeres: “Belo Monte de merda”. Manifestações contrárias à obra estão acontecendo em diversas capitais, entre elas Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre, Porto Velho, Belo Horizonte, Belém, além de Campina Grande, na Paraíba, e em Altamira, no Pará. Em Belém, mais de 600 pessoas ocuparam a Eletronorte, também nesta manhã.

 

Entre as empresas multinacionais interessadas na construção deste mega-empreendimento está a mineradora Vale; a construtora Andrade Gutierrez, e a empresa de energia  Neoenergia.

 

Apoio internacional

 

A ONG alemã SOS Regenwald (S.O.S. Floresta) conseguiu juntar 16 mil assinaturas para uma carta que enviou hoje às embaixadas brasileiras na Alemanha, Áustria e Suíça, contra a construção de Belo Monte.

 

Outra entidade, a International Rivers, montou uma campanha convidando os seus membros a telefonarem para as embaixadas brasileiras nos seus países e expressar sua preocupação com o empreendimento, pedindo ao governo que busque melhores alternativas de produção de energia.

Fonte: Cimi
Share this: