04/03/2010

COMISULBA PARTICIPA DO 10º ACAMPAMENTO DAS MULHERES

A Comissão de Organização das Mulheres Indígenas do Sul da Bahia (COMISULBA), formada por representantes dos povos indígenas Pataxó Hã-Hã-Hãe, Tupinambá de Olivença e Pataxó do Extremo sul, participa no período de 04 a 08 de março do 10º Acampamento de Mulheres Trabalhadoras Rurais. O evento acontecerá em Salvador e espera reunir cerca de duas mil mulheres integrantes do Movimento Sem Terra (MST), da Coordenação de Trabalhadores Acampados e Assentados (CETA), da COMISULBA e quilombolas do estado.

 

Este momento constitui-se como um marco histórico dos 100 anos de luta pela igualdade de direitos. A proposta deste 10º Acampamento é manter o combate à violência contra as mulheres, focalizando as especificidades da mulher negra, as questões relacionadas à soberania e segurança alimentar e a criminalização dos movimentos sociais. Que também são os três eixos das comemorações dos 100 anos do Dia Internacional da Mulher.  

 

Durante o acampamento acontecerão mesas de debates, oficinas e trabalhos em grupos. Atividades que terão como referência os eixos temáticos propostos e deverão recobrir diferentes temas de interesse das mulheres, proporcionando-lhes momentos de reflexão e desenvolvimento de práticas em torno das questões: violência contra as mulheres em suas diversas manifestações (familiar, racial, institucional…); soberania e segurança alimentar; mulher, produção e trabalho; cidadania e participação política; mulher e meio ambiente; racismo ambiental; direitos reprodutivos; direitos previdenciários; sexualidade e saúde; direito ao lazer, ao esporte e a cultura, entre outros.

 

De acordo com Maria de Lourdes Novais Scheflerm, integrante da equipe organizadora do evento, a insistência em temas já abordados nos últimos acampamentos visa aprofundar o processo de qualificação e preparação das mulheres para que lutem “contra todas as formas de violência a que estão submetidas as camponesas, as trabalhadoras urbanas e rurais, notadamente nesse momento, em que somos bombardeados por uma intensa campanha capitaneada pela mídia, visando desqualificar e criminalizar os movimentos sociais”.

 

O 10º Acampamento contará ainda com um momento de vigília as ser realizado no dia 05 de março em torno do Dique do Tororó, seguida de caminhada pelas ruas da cidade de Salvador no dia 08 de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

 

Representação

 

A delegação da COMISULBA se fará presente com 48 representantes e é enorme as expectativas das mulheres indígenas por mais este momento. Elas participam deste evento pela quarta vez. Para Alda Maria, assessora da COMISULBA e uma das organizadora do evento representando o Conselho Indigenista  Missionário: “Este é um momento de muita força e de uma riqueza incalculável, a troca de experiência é uma coisa muito forte e ajuda a fortalecer o movimento das mulheres como um todo. E este ano temos ainda um motivo maior, que é celebrar os 100 anos de luta pela igualdade de direitos, e as mulheres indígenas os 510 anos de resistência. Todas estamos ansiosas por este momento”.

 

Apoio do Cimi

 

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi), aposta, apóia e acredita que este momento de celebração dos 100 anos de resistência e luta das companheiras servirão para animar a caminhada, principalmente este ano, quando acontecerão muitos momentos que testarão a resistência e a capacidade de transformação dos engajados na luta.

 

Itabuna, 03 de março de 2010

Haroldo Heleno

Equipe Itabuna

Cimi Regional Leste

Fonte: Cimi Regional Leste
Share this: