17/12/2009

Juventude participativa, cidadania garantida

Jovens Indígenas dos povos Pataxó, Tupinambá de Olivença e Pataxó Hã-Hã-Hãe da Bahia, Tupinikim e Guarani do Espirito Santo e Pataxó de Minas Gerais se reuniram na Aldeia Pau Brasil, do Povo Tupinikim no município de Aracruz no Espírito Santo, entre os dias 04 a 06 de dezembro de 2009, para discutirem suas realidades, lutas e sonhos.

 

Durante estes três dias, os jovens indígenas presentes no evento buscaram o objetivo de criarem uma maior conscientização do seu papel no fortalecimento de suas organizações, ampliando os espaços de participação e articulação de suas lutas. E através de uma metodologia interativa e de bastante troca de experiência, concretizaram os objetivos específicos do encontro que eram: garantir a união e a integração dos jovens a fim de mostrar que são capazes de elaborar e desenvolverem seus projetos; ampliar a participação dos jovens na organização das comunidades; contribuir nos programas desenvolvidos nas comunidades indígenas; conhecer e valorizar o conhecimento tradicional dos povos indígenas; construir uma juventude organizada e consciente de seu papel na luta pelos seus direitos e de seus povos.

 

Tendo como tema motivador “Juventude organizada, Cidadania Garantida” eles realizaram diversas oficinas: “Terra, produção e sustentabilidade para a juventude”, “Juventude, sexualidade e saúde”, ‘‘Juventude, cultura e mundo moderno”, “Organização, formação e cidadania  superando a desigualdade na diversidade”. O documento final do encontro  dá um pouco a dimensão das discussões e do nível de aprofundamento do evento e do resultados destas oficinas. Vale ressaltar também o intenso clima místico e de profunda alegria  produzido pelos jovens desde o primeiro dia.

 

A delegação da Bahia, formada pelos Pataxó Hã-Hã-Hãe, Tupinambá de Olivença e Pataxó do Extremo sul teve um grande destaque, primeiro pela quantidade de jovens que levaram (45), depois pela experiência que puderam socializar no Seminário, a partir dos vários seminários que já realizaram. Destaque também para os caciques jovens que se fizeram presente no encontro, Romildo (Pataxó de Minas) e Marcos (Pataxó da aldeia Pequi Na Bahia).

A participação das lideranças Tupinikim de Pau Brasil, apoiando e incentivando o evento, e a organização promovida pela equipe de coordenação dos jovens Tupinikim para um evento desta proporção deve ser destacada e parabenizada. 

Antenados com as lutas dos povos indígenas no Brasil o Documento Final, principalmente nas suas reividicações, e a moção ao povo Tupinambá, demonstram o grau de Participação da juventude indígena presente no seminário.

Por fim, podemos afirmar com toda convicção que os objetivos estabelecidos para o Seminário foram alcançados na sua totalidade. E que, portanto, a garantia de uma cidadania plena para estes povos se concretiza mais plenamente quando a JUVENTUDE É PARTICIPATIVA.

Equipe Itabuna

Fonte: Cimi - Equipe Itabuna
Share this: