Moção de repúdio a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte
Ao Presidente da República Federativa do Brasil Luis Inácio Lula da Silva:
Nós lideranças dos Povos Indígenas Brasileiros e delegados presentes na 1ª Conferencia Nacional de Educação Escolar Indígena, realizada no Centro de Treinamento da Confederação dos Trabalhadores da Indústria em Luziânia-GO, entre os dias 16 a 20 de novembro de 2009, vimos manifestar o nosso repúdio a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu e apoiar o Movimento dos Povos Indígenas do Mato Grosso e Pará contra esse empreendimento. Sabemos que essa obra causará um grande impacto social e ambiental em toda região do Xingu, prejudicando os moradores das margens dos rios afetados e modificando as vidas dos seres humanos que vivem nessa região e que dependem do Meio Ambiente para sobreviver.
Por estes motivos, SOMOS CONTRA a construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Queremos que nossa reivindicação seja considerada como prioridade, porque não aceitaremos transferência dos povos para outra região como foi feito com outras etnias para construir Usinas Hidrelétricas.
Exigimos respeito à vida e aos direitos humanos das pessoas que vivem na região do Rio Xingu, NÃO ABRIREMOS MÃO DE LUTAR CONTRA A CONSTRUÇÃO DA USINA, sendo assim, assinamos abaixo:
Luziania-GO, 20 de Novembro de 2009.