12/11/2009

Solidariedade do povo Nambikwara aos Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul

Reunidos em Assembléia, de 10 a 12 de novembro de 2009, na cidade de em Vilhena-RO, para analisar os desafios enfrentados por nosso povo Nambikuara  em nossos territórios, no estado de Rondônia e Mato Grosso, tivemos  a informação através do Kaiowá Guarani que convidamos para contar a difícil situação que vive seu povo, do desaparecimento de seus professores  Genivaldo e  Rolindo. Ficamos revoltados com a guerra que os brancos ricos continuam fazendo contra nossos irmãos Guarani.  Queremos dizer a eles que podem contar com o apoio do povo Nambikuara, Canoé, Aikanã, Kassupá, Gavião e da CUNPIR, de outros povos indígenas de Rondônia e Mato Grosso presentes nesta Assembléia.  Mais dois tiveram que morrer pelo reconhecimento da terra Guarani. Mais duas sementes foram plantadas para que, o mais breve possível, a terra que deles foi tomada, volte a ser deles.  Que o território tradicional, o tekohá Ypo’i seja devolvido imediatamente aos Guarani e  em memória do sangue derramado.

A violência, a criminalização e assassinatos continuam contra os povos indígenas do Brasil. Isso é uma vergonha para nosso país, que quer servir de exemplo e estar entre os mais importantes no mundo de hoje.  Enquanto continuar negando a terra que é dos povos indígenas e quilombolas não pode dizer que tem justiça e democracia. O povo Namikwara sofreu e continua sofrendo por causa dos grandes projetos que atingem nossas  terras nos últimos quarenta anos, como estradas hidrelétricas e linhão, invasões de madeireiros e garimpeiros em nossas terras e a não demarcação de parte de nossos territórios sagrados.

Estamos atentos contra qualquer violência que sofra nosso povo ou qualquer povo indígena do Brasil. Exigimos que o governo conclua a identificação e demarcação das terras dos Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul, o mais rápido possível. E que os responsáveis pelo assassinato dos professores sejam logo identificados, julgados e punidos.

Vilhena, 11 de novembro de 2009

Fonte: Cimi MS
Share this: