01/02/2023

Cimi Regional Maranhão repudia o assassinato de Raimundo da Silva, na TI Arariboia

Raimundo era motorista do Polo da Secretaria Especial de Saúde Indígena, no município de Arame e foi assassinado a tiros

Raimundo Ribeiro da Silva. Foto: arquivo pessoal / Divulgação

 

A violência na Terra Indígena (TI) Arariboia fez mais uma vítima, nesta terça-feira (31). Raimundo Ribeiro da Silva, 57 anos, foi assassinado a tiros, na aldeia Abraão, TI Arariboia. Raimundo era casado com uma indígena Guajajara e motorista do Polo da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), no município de Arame, no Maranhão.

Em uma semana, essa já é a terceira morte violenta. Dois na TI Arariboia e um na TI Cana Brava, os três no estado do Maranhão.

O Conselho indigenista Missionário (Cimi), Regional Maranhão lamenta e solidariza-se com o povo Guajajara que vem sofrendo a escalada da violência contra o seu corpo-território.

 

Outros casos

Nesta semana, o corpo de José Inácio foi encontrado com sinais de violência às margens da BR-226, o laudo do Instituto Médico Legal (IML) aponta causas naturais. O Cimi Regional Maranhão segue acompanhado o caso.

Já no sábado (28), o corpo de Valdemar Marciano Guajajara foi encontrado, com marcas de violência, em uma construção civil, no município de Amarante-MA, município limítrofe com a TI Arariboia.

O Cimi Regional Maranhão cobra respostas das autoridades e mais segurança na região que vem sofrendo com o medo.

 

Maranhão, 31 de janeiro de 2023

 

Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Regional Maranhão

Share this:
Tags: