11/01/2023

Ximĩ Awa Guajá: agora fará morada junto aos Karawara no céu dos Awa

Durante sua vida, a liderança Awa Guajá lutou bravamente contra invasores de seu território e contra as ações do Programa Grande Carajás, da Vale

Liderança Ximĩ Awa Guajá (à esquerda). Foto: Madalena Borges/Cimi Regional Maranhão

Por Cimi Regional Maranhão

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) – Regional Maranhão recebeu, com muita tristeza, nessa terça-feira (10), a notícia do falecimento do ancião Ximĩ Awa Guajá. Seu Ximĩ era pai de Tatuxaˈa, uma grande liderança da aldeia Awa, localizada na Terra Indígena (TI) Caru, e do professor Hajkaramykỹa. Ximĩ foi um grande colaborador do trabalho do Cimi Regional Maranhão. Nesses anos de convivênvia, sempre ouvíamos, atentamente, seus relatos e ensinamentos sobre a cultura e o modo de ser Awa.

Ximĩ foi um grande líder do seu povo. Liderando o seu grupo familiar, que residia na região do Presio, braço afluente do Rio Pindaré, como assim é conhecido por eles na Amazõnia maranhense. Enfrentou, bravamente, os debravadores das florestas do Hakwa – território tradicional dos Awa Guajá –, entre as décadas de 1970 e 1990. Durante a sua vida, combateu as ações do Programa Grande Carajás, da Vale, que cortou o território do seu povo e separou os seus parentes. Em razão disso, os Awa Guajá sofrem com os impactos até hoje.

Ximĩ colaborou com a Frente de atuação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a qual fez parte Pe. Carlo Ubbiali, membro do Cimi. A Frente, à epoca, tinha o objetivo de contatar seus parentes separados devido às ameaças e às emboscadas de fazendeiros, madeireiros, além de invasões no território do povo Awa Guajá.

Devido o contato com os brancos, Ximĩ adquiriu tuberculose. Nos seus últimos anos de vida, esteve na presença de seus filhos, netos e bisnetos, que viviam junto a ele na aldeia Awa, na TI Caru.

Ao longo dos 20 anos de presença do Cimi Regional Maranhão junto ao povo Awa Guajá, uma de suas demandas foi a denúncia e a necessidade de fazer valer, para o seu povo, o atendimento  de saúde específico e diferenciado junto à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988, bem como a atenção especial aos idosos, que sempre ficavam esquecidos.

Que descanse em paz Ximĩ, o grande Xipa Tamy, como era chamado por todos. Agora fará morada junto aos Karawara no céu/iwa dos Awa.

Externamos nosso abraço de solidariedade à família de Ximĩ e a todo povo Awa Guajá.

Seguimos tecendo dias melhores para o seu povo!

Share this:
Tags: