16/02/2024

Guarani Mbya retomam território no município de Viamão (RS) e cobram demarcação de terras indígenas

Retomada foi feita no dia 14 de fevereiro e denominada Tekoá Nhe’engatu; Guarani cobram presença da Funai e andamento de GTs para identificação e delimitação de terras

Retomada Guarani Mbyá, Nhe`engatu, em Viamão (RS). Foto: Roberto Liebgott | Cimi Regional Sul

Retomada Nhe’engatu, do povo Guarani Mbya, em Viamão (RS). Foto: Roberto Liebgott/Cimi Regional Sul

Por Assessoria de Comunicação do Cimi

Nesta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, indígenas do povo Guarani Mbya retomaram uma área de terra no município de Viamão (RS). O local é considerado parte do território de ocupação tradicional dos Mbya, que reivindicam a demarcação da área. A retomada foi denominada Tekoá Nhe’engatu.

“Com essa retomada também homenageamos ao nosso avô, Turíbio Gomes, que morreu com 101 anos de idade, e todos os nossos anciões e anciãs que lutaram e padeceram pela busca de uma vida mais digna para o povo Guarani Mbya”, explicam os indígenas em documento divulgado após a retomada.

Segundo Roberto Liebgott, do Conselho Indigenista Missionário – Cimi Regional Sul, além de homenagear os anciões, a retomada “pretende ser uma ação de pressão sobre a Funai, no sentido de que volte a dar andamento aos GTs [Grupos de Trabalho] de identificação e delimitação das terras paralisados há mais de uma década”.

 Tornamos o grito de Sepé Tiaraju, nosso grande líder e guerreiro, o nosso grito por terra e vida

Retomada Nhe'engatu, do povo Guarani Mbya, em Viamão (RS). Foto: Roberto Liebgott/Cimi Regional Sul

Retomada Nhe’engatu, do povo Guarani Mbya, em Viamão (RS). Foto: Roberto Liebgott/Cimi Regional Sul

Nesta quinta-feira (15), policiais militares foram à retomada para obter detalhes da ocupação indígena. Os Mbya ainda esperam pela presença de servidores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

“Também requeremos a presença das equipes da Sesai [Secretaria Especial de Saúde Indígena], responsável pela assistência de saúde. Pedimos o apoio do Ministério Público Federal, aquele que têm o dever de fazer a defesa de nossos direitos, e principalmente do Ministério dos Povos Indígenas, assim como queremos a participação da Defensoria Pública da União, como órgão que nos auxilie nas demandas jurídicas”, afirmam os indígenas.

Leia a íntegra da carta do povo Guarani Mbya:

Retomada Guarani Mbyá, Nhe’engatu, Viamão (RS)

Nós, povo Guarani Mbyá, do Rio Grande do Sul, estamos cansados de viver nas margens de nossas terras originárias, dentro de áreas degradas ou em acampamentos de beira de estradas. Em função disso decidimos retomar um pequeno pedaço do nosso grande território ancestral, o qual chamamos de Tekoá Nhe’engatu, localizado no município de Viamão, Rio Grande do Sul.

Com essa retomada também homenageamos ao nosso avô, Turíbio Gomes, que morreu com 101 anos de idade, e todos os nossos anciões e anciãs que lutaram e padeceram pela busca de uma vida mais digna para o povo Guarani Mbyá, eles não conseguiram, ao menos passar alguns de seus dias de existência, dentro da terra demarcada.

Não é justo vermos nossas crianças nascerem e crescerem em situação de profunda vulnerabilidade, sem perspectivas de uma vida tranquila, justa e saudável.

Seu Turíbio Gomes, ancião Mbya Guarani que morreu com 101 anos em 2022, homenageado pela retomada Tekoa Nhe'engatu. Foto: Cimi Regional Sul

Seu Turíbio Gomes, ancião Mbya Guarani que morreu com 101 anos em 2022, homenageado pela retomada Tekoa Nhe’engatu. Foto: Cimi Regional Sul

Passamos nossos anos em casas improvisadas – barracos de lonas – sem terra para plantar nossas roças, sem água potável para beber, sem mato e, sequer temos um lugar para construir nossa Opy, casa de Reza. Não aceitamos mais essa dura e degradante realidade.

Diante desse contexto de desrespeito aos nossos direitos fundamentais, decidimos ingressar nessa área em Viamão, fazendo memória de nossos velhos e velhas, que lutaram, mas não puderam ver garantidos os seus direitos.

Por causa deles, que nos inspiram e nos guiam, estamos aqui, nessa Tekoá Nhe’engatu, dizendo que esta terra tem dono.

Tornamos o grito de Sepé Tiaraju, nosso grande líder e guerreiro, o nosso grito por terra e vida.

Requeremos, nesse momento, que a Funai assuma suas obrigações e agilize os procedimentos de demarcações de terras para nosso povo. Que sejam retomados os procedimentos paralisados e que se inicie a demarcação dessa nossa Tekoá Nhe’engatu, agora ocupada pelos Guarani Mbyá.

Também requeremos a presença das equipes da Sesai, responsável pela assistência de saúde. Pedimos o apoio do Ministério Público Federal, aquele que tem o dever de fazer a defesa de nossos direitos, e principalmente do Ministério dos Povos Indígenas, assim como queremos a participação da Defensoria Pública da União, como órgão que nos auxilie nas demandas jurídicas.

Contamos também com apoio das demais comunidades Guarani Mbyá do Rio Grande do Sul e os apoios dos parentes Kaingang, Xokleng e Charrua.

Seguimos todos nas mesmas lutas, por terra, território e justiça. Demarcação já!

Viamão, 14 de fevereiro de 2024

Retomada Nhe’engatu

Share this:
Tags: