14/02/2022

Em live, indígenas e indigenistas debatem sobre Território, chão sagrado de resistência e luta, nesta quinta-feira, 17

A roda de conversa online será nesta quinta-feira, 17, às 16h (horário de Brasília), com transmissão pelas redes sociais do Cimi e organizações parceiras

Por Assessoria de Comunicação do Cimi

O Conselho Indigenista Missionário (CIMI), inicia a série de roda de conversas online de 2022, com o tema “Território, chão sagrado de resistência e luta: consolidação do Bem Viver para os povos originários”. O evento está programado para esta quinta-feira, 17, às 16h (horário de Brasília), com transmissão pelas redes da entidade e organizações parceiras da causa indígena.

A terra para os povos indígenas vai além do plantar e colher. Ela é um espaço sagrado, um lugar de cultura e religião. Ao longo da caminhada do Cimi Regional Leste, que compreende os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e extremo sul da Bahia, junto aos povos, aprendemos que o território é o espaço sagrado de vida, de celebração, não apenas algo econômico. Para os indígenas, a terra não precisa de arame farpado. É o lugar de acolhimento, de alimentar o espírito, de cultuar os ancestrais e dar futuro aos jovens. A terra não é fonte de lucro, mas de vida. Portanto, defender o território é sinal de resistência e da concretização do Bem Viver.

Para falar sobre a ligação entre o território e o Bem Viver, o Cimi Regional Leste, regional da entidade responsável por esta primeira live do ano, também irá dialogar sobre: Terra e Território, como se relacionam; A migração indígena enquanto estratégia de sobrevivência; O estreitamento de laços com outros povos enquanto aliados, entre lideranças e grupos; O cuidado com a terra, enquanto espaço de resistência, luta e bem viver. Todos sob o chão sagrado de resistência e luta dos povos indígenas.

 

Participam da roda de conversa

Para dar início a série de as rodas de conversa online da entidade, irão contribuir com o tema:

Antônio Eduardo, secretário Executivo do Cimi;

Cleonice Maria da Silva, liderança do Povo Pankararú do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais;

Professora Maria Hilda Paraíso, antropóloga da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Fábio Vieira Titiah, vice cacique do Povo Pataxó Hãhãhãe na Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguaçu, no sul da Bahia.

Com mediação de Alda Maria e Haroldo Heleno, ambos missionários do Cimi Regional Leste.

A roda de conversa também estará aberta a perguntas e contribuições dos internautas, para acompanhar é acessa:

Youtube http://bit.ly/YTLiveCimiLeste

Facebook http://bit.ly/FBLiveCimiLeste

Share this:
Tags: