17/06/2020

Nota de pesar

O Conselho Indigenista Missionário – Cimi vem, com tristeza e pesar, se solidarizar pela morte das lideranças indígenas Dionito José de Souza Makuxi e Paulinho Payakan

Dionito Makuxi. Foto: Conselho Indígena de Roraima – CIR

Dionito Makuxi. Foto: Conselho Indígena de Roraima – CIR

O Conselho Indigenista Missionário – Cimi vem, com tristeza e pesar, se solidarizar pela morte das lideranças indígenas Dionito José de Souza Makuxi e Paulinho Payakan.

Dionito Makuxi faleceu no dia 15 de junho de 2020, vítima da covid-19. Liderança do povo Makuxi, Dionito foi coordenador do Conselho Indígena de Roraima – CIR, nos anos de 2007 a 2011, participando e organizando a luta pela recuperação do território Raposa Serra do Sol. Também contribuiu com a organização e articulação do movimento indígena nacional, na luta pela efetivação das direitos das políticas públicas de saúde e Educação diferenciada.

Paulinho Payakan. Foto: Itaú Cultural

Paulinho Payakan. Foto: Itaú Cultural

Paulinho Payakan faleceu em 17 de junho de 2020, em Redenção, no estado do Pará. Também vítima da covid-19, Paulinho foi uma das grandes lideranças do povo Kayapó, reconhecido nacional e internacionalmente. Sempre lutou pelos direitos e respeito aos povos indígenas, em especial o seu povo Kayapó. A sua luta fez repercutir a luta de todos os povos indígenas. Participou ativamente da luta pela demarcação do território do povo Kayapó na década de 1980, e da Constituinte, em 1988, para a inclusão dos artigos 231 e 232; portanto, uma grande perca para os povos indígenas no Brasil. Foi sempre uma voz de respeito no tema da proteção ao meio ambiente, principalmente em âmbito internacional.

Neste momento de dor, nos solidarizamos com os povos indígenas no Brasil, com os familiares e amigos de Dionito José de Souza Makuxi e de Paulinho Payakan.

Agradecemos a dedicação destas lideranças na luta do seu povo, de todos os povos e do movimento indígena no Brasil e no mundo.

Que a semente plantada cresça e dê frutos, e alimente de esperança a todos nós.

Paulinho Payakan VIVE, Dionito Makuxi VIVE!

Brasília, 17 de junho de 2020

Conselho Indigenista Missionário

Share this:
Tags: