21/04/2020

Nota sobre a Páscoa do Padre Georg Lachnitt, SDB

Pe. Georg, nos deixou nesta segunda-feira, 20. Gratidão por sua atenção, amor e dedicação aos Povos Indígenas e junto ao Cimi

Padre Georg Lachnitt, SDB. Foto: Missão Salesiana

“Se acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou,

acreditamos também que aqueles que morreram em Jesus

serão levados por Deus em sua companhia.”

(1Ts, 14)

 

Nossa eterna gratidão ao Padre Georg Lachnitt, que fez sua Páscoa neste dia 20 de abril. Gratidão por sua atenção, amor e dedicação aos Povos Indígenas e junto ao Cimi.

Desde que chegou ao Brasil, em 1972, vindo da Alemanha, sua terra natal, trabalhou com o povo Xavante, aprendeu sua língua e passou a entender, como poucos, a cultura deste povo. Entusiasta da educação, passou a atuar em apoio aos acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, em Campo Grande, principalmente com apoio às bolsas de estudo e permanência, e junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas da UCDB – (NEPPI/UCDB). Através do NEPPI apoiou a elaboração e publicação de materiais produzidos e traduzidos para a língua indígena Xavante e Boe Bororo, ambos povos do Mato Grosso, onde teve grande parte de sua missão, mais de cinco décadas. Este trabalho foi reconhecido em 2013, quando recebeu o Prêmio Domingos Veríssimo Marcos, durante sessão solene na Câmara Municipal de Campo Grande. Demonstrou seu cuidado com a cultura tradicional destes povos, buscando também inculturar-se em sua inserção missionária. Durante alguns anos, também atuou nacionalmente, compondo o Conselho Econômico do Cimi, além de desdobrar-se em assessorias na temática da Teologia Índia.

Sua presença constante nas aldeias, durante reuniões e assembleias do Cimi Regionais MS e MT, será gravada em nossos corações como sinal de testemunho de amor e doação.

Nossa gratidão ao Padre Georg por todo bem e pelo seu testemunho de vida.

Com o povo Awe-Xavante dizemos: Hepari! Obrigado!

Brasília, 20 de abril de 2020

 

Secretariado Nacional do Cimi

Regional Mato Grosso

Regional Mato Grosso do Sul

Share this:
Tags: