- Cimi - https://cimi.org.br -

IV Marcha das Mulheres Indígenas reúne mais de 5 mil mulheres indígenas em Brasília e lança documento final “Por nossos corpos e territórios, curamos a terra!”

Por Assessoria de Comunicação da Anmiga [1]

A IV Marcha das Mulheres Indígenas chegou ao fim, nesta quinta-feira (7/8), com a presença de mais de 5 mil mulheres indígenas em Brasília (DF), de mais de 100 diferentes povos, representando todos os biomas do país. Este ano, a marcha foi realizada junto da 1ª Conferência Nacional de Mulheres Indígenas.

Em ato de encerramento, durante a manhã, as mulheres indígenas marcharam até a Praça dos Três Poderes e realizaram a entrega ao Congresso Nacional da “Carta dos Corpos-Territórios em Defesa da Vida” [2], documento que visa fortalecer e desenvolver políticas públicas diferenciadas em prol dos povos indígenas e que foi resultado das 49 propostas priorizadas da 1ª Conferência Nacional de Mulheres Indígenas, após as discussões realizadas no evento e durante as sete etapas regionais preparatórias.

“Estamos em permanente processo de luta em defesa dos Corpos-Territórios. […] Somos guardiãs do planeta pela cura da terra”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ANMIGA (@anmigaorg) [3]

Em documento final da IV Marcha das Mulheres Indígenas, as mulheres guerreiras da ancestralidade reafirmam ao mundo que “estamos em permanente processo de luta em defesa dos Corpos-Territórios. […] Somos guardiãs do planeta pela cura da terra.”

Leia o documento final [4] na íntegra.