- Cimi - https://cimi.org.br -

Proteção territorial dos povos indígenas isolados é tema da live do Cimi

Por Assessoria de Comunicação do Cimi

A importância de proteger os territórios dos povos indígenas isolados é o foco da roda de conversa on-line que o Cimi realiza nesta sexta-feira (27), às 10h, via Facebook e YouTube. O encontro pretende expor as ameaças à segurança dos povos livres diante da retomada da antiga política de “pacificação” e “contato forçado”, historicamente implementada pelo Estado brasileiro.

Na avaliação do antropólogo Lino João, que participa do debate, o atual governo tem retomado estas práticas do passado. “A partir da análise crítica sobre as razões políticas e institucionais do abandono da “política de proteção” esta live discutirá os resultados duvidosos desta abordagem no que diz respeito à proteção e segurança dos povos indígenas isolados”, ressalta o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

De acordo com o relatório Violência contra os Povos Indígenas no Brasil, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) [1], existem 116 registros de povos isolados ou livres, dos quais 88 ainda não foram confirmados pelo Estado brasileiro – o que de maneira nenhuma descarta a sua existência. Com a Constituição Federal de 1988, o Brasil institucionalizou a política de não contato e de respeito à autonomia destes povos, em consonância com diretrizes internacionais de direitos humanos. Garantir estes direitos, contudo, é um desafio constante.

Confira nossos expositores:
– Antônio Wilson Guajajara – “Guardião da Floresta”, Terra Indígena Caru
– Felício Pontes (MPF – 6ª. Câmara)
– Txay Suruí – Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira
Debatedor: Lino João – indigenista-antropólogo do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas
Mediador: Luís Ventura Cimi/Eixo povos indígenas da Repam

Assista aqui: 

Aprofundar o debate
Esta é a segunda live, de uma série de três, realizada pelo Cimi em parceria com a Ufam. O objetivo é desenvolver uma abordagem informativa e propositiva, centrando a análise sobre a situação dos povos em isolamento voluntários localizados na América do Sul, principalmente na Amazônia.

A próxima live refletirá sobre a presença de povos indígenas isolados em diferentes áreas de fronteiras nacionais, analisando situações críticas que demandam medidas binacionais urgentes para proteção transfronteiriça, em particular sobre a importância dos chamados “corredores transfronteiriços”, concebidos como áreas de resguardo e proteção para os povos livres. Você pode assistir à primeira live aqui. [2]