Português English

Indígenas do povo Mura apreendem búfalos em protesto contra destruição de aldeia e meio ambiente

Inserido por: Administrador em 06/12/2017.
Fonte da notícia: Por Cimi Regional Norte I (AM/RR)

Por Cimi Regional Norte I


Um grupo de indígenas Mura da aldeia São Félix, no município de Autazes, no Amazonas, apreendeu 60 búfalos (na foto ao lado) no último dia 30 de novembro. Os animais eram de um fazendeiro da localidade que já vinha sendo alvo de reclamações e denúncias dos indígenas. Como ele não tomou as providências necessárias para impedir que os búfalos invadissem a aldeia, os Mura resolveram se proteger da manada invasora.


No espaço de dois meses, esta é a segunda apreensão de búfalos realizada pelos indígenas da aldeia São Félix. A invasão dos búfalos às aldeias causa a destruição das plantações, polui as águas dos rios e igarapés que abastecem as casas e destroem os berçários de peixes, que são de grande importância na alimentação do povo Mura.


O fato já foi denunciado às autoridades, mas nenhuma providência foi tomada até o momento. No dia da apreensão, a Fundação Nacional do Índio (Funai) enviou ao local um funcionário que, segundo os indígenas, em vez de defender os direitos da aldeia tentou intimidá-los.


Por causa das denúncias e ações em defesa do território e do meio ambiente, um professor Mura vem sendo ameaçado de morte por um dos fazendeiros da localidade.


AM

Nas lutas, conquistas e perspectivas, povo Deni resiste e celebra sua história

Nos dias 20 a 23 de setembro, a aldeia Itaúba, no Rio Xeruã, em Itamarati, Amazonas, recebeu a XII Assembleia da Associação dos Povo Deni do Rio Xeruã

Presidente da Funai dá poucas explicações sobre as investigações do massacre de isolados no Javari

É impensável que as investigações sobre o massacre se limitem a sobrevoos e que até esse momento nenhuma investigação tenha sido feita pelo rio e por terra

Indígenas do Médio Rio Negro expulsam garimpeiros de terra demarcada

As mobilizações se intensificaram em razão das informações do massacre acontecido no Vale do Javari

Diocese do Alto Solimões manifesta-se sobre denúncia de massacre de indígenas no Vale do Javari

A nota, assinada pelo Bispo de Alto Solimões (AM), Dom Adolfo Zon Pereira, lamenta "o patrocínio pelo poder público federal à mineração em detrimento das minorias, especialmente dos Povos Indígenas"

Coiab e CIR divulgam notas de repúdio ao massacre contra indígenas isolados no Vale do Javari

As organizações denunciam o desmonte da Funai intensificado após o sequestro do palácio do Planalto

Total de Resultados: 166

Página atual: 1 de 34

123456 Próximo Final

Endereço: SDS, Ed. Venâncio III Salas 309/314 - Brasília-DF Cep: 70393-902 - Brasil - Tel: (61) 2106-1650 - Fax: (61) 2106-1651        Twitter - Ciminacional Skype - imprensa_cimi
desenvolvimento: wv